Este mini curso é para quem quer conhecer a gestão da alimentação escolar, discutir sobre políticas de alimentação escolar, cardápios, sustentabilidade, educação alimentar, nutricional e sensorial.desafios e as oportunidades.
Uma oportunidade única para conhecer as políticas europeias de alimentação escolar e identificar boas práticas.
A alimentação escolar é uma peça-chave para a promoção da saúde pública e da educação alimentar, nutricional e do gosto na União Europeia. Mais do que garantir refeições equilibradas para crianças e adolescentes, os programas de alimentação escolar fazem parte de uma estratégia maior que envolve segurança alimentar, sustentabilidade e desenvolvimento social.
Portugal, assim como outros países da UE, possui um regime bem estruturado para assegurar que as refeições oferecidas atendam a padrões nutricionais elevados e contribuam para a formação de hábitos saudáveis desde cedo.
Nesta sessão, vamos explorar a gestão da alimentação escolar na União Europeia, abordando desde a legislação e financiamento até a implementação prática do programa nas escolas, passando pelas diretrizes nutricionais, estratégias de abastecimento e impacto social dessas políticas.
Vamos conhecer como os países-membros organizam e financiam os programas para garantir alimentação de qualidade para os estudantes e como as escolas trabalham com fornecedores e produtores locais para promover uma cadeia de abastecimento sustentável.
Esse minicurso é voltado para profissionais da área de gestão, nutrição e alimentação escolar que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre políticas públicas e práticas aplicadas; para pesquisadores e acadêmicos interessados na relação entre alimentação, saúde pública e educação alimentar, nutricional e sensorial; e estudantes de educação, pedagogia, sociologia, antropologia, nutrição e áreas afins que queiram expandir sua visão sobre a importância da alimentação escolar como política de saúde e bem-estar.
A alimentação escolar vai muito além do prato – ela impacta a formação de hábitos alimentares, o desenvolvimento das crianças e a sustentabilidade da cadeia alimentar.
Aproveitem ao máximo essa experiência e as discussões que se seguirão!
Dia 16 de julho de 2025
Horário: 09h00 às 13h00 BR - 13h00 às 17h00 PT - 14h00 à 18h00 FR/ES/IT
As apresentações serão ao vivo e traduzidas para o português
Duração: 240 min
O vídeo ficará disponível por 06 meses após a compra.
Valor: 50 euros - Quero me inscrever
Curadoria Verakis (Juliana T. Grazini)
Neste mini curso online serão abordados os seguintes tópicos:
Políticas e Boas Práticas de Alimentação Escolar na União Europeia
Histórico do Regime Escolar Europeu: como surgiu e sua evolução.
Estudos de caso: projetos de alimentação saudável e sustentável em escolas europeias.
Perspectivas futuras para o regime escolar na União Europeia.
Sustentabilidade e Alimentação Escolar
Sustentabilidade na prática: como as escolas da União Europeia priorizam alimentos locais e orgânicos.
Desafios e soluções na implementação de cadeias locais.
Impactos ambientais e econômicos de estratégias sustentáveis de abastecimento.
Educação Alimentar no Regime Escolar Europeu
Estratégias de educação alimentar nas escolas europeias: aulas, oficinas e campanhas.
O papel dos cardápios escolares na promoção da saúde infantil.
Programas específicos para inclusão de frutas, vegetais e laticínios.
Monitoramento, avaliação e perspectivas futuras
Ferramentas e indicadores utilizados para avaliar o impacto das políticas.
Exemplos de monitoramento em países específicos.
Desafios atuais e como a UE está enfrentando questões como desperdício e inclusão social.
Mediadora
Nutricionista
Mestre em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social. Atua há 14 anos na alimentação escolar, onde tem oportunidade de caminhar por várias áreas de atuação como capacitação e gestão de equipes, coordenação de projetos de extensão, orientação de estágios e projetos de educação nutricional. Atualmente tem explorado a internacionalização como nova forma de impulsionar sua formação e carreira e, tem ajudado outros profissionais que anseiam por internacionalizar seus currículos e buscam novas oportunidades.