Verakis Food Academy/Os desafios do setor de ovos e ovoprodutos na UE
Os desafios do setor de ovos e ovoprodutos na UE

Os desafios do setor de ovos e ovoprodutos na UE

Um workshop para conhecer um pouco sobre o processo produtivo de ovos na União Europeia.

Os Desafios do Setor de Ovos e Ovoprodutos na União Europeia

Uma oportunidade única para aprofundar seu conhecimento sobre o mercado de ovos na região

A União Europeia é um dos maiores mercados produtores e consumidores de ovos do mundo, com uma grande diversidade de práticas e normas que visam garantir a segurança alimentar, o bem-estar animal e a sustentabilidade. A legislação europeia tem se tornado cada vez mais rigorosa, promovendo a rastreabilidade desde a origem dos ovos até o prato do consumidor. Esse é um aspecto fundamental, pois permite garantir a transparência e a confiança no produto final, além de assegurar que as normas sanitárias sejam cumpridas e os consumidores estejam protegidos.

O setor de ovos e ovoprodutos enfrenta uma série de desafios, incluindo a necessidade de adaptação às mudanças nas preferências de consumo, como o aumento da demanda por ovos orgânicos e livres de gaiolas, a transição para modelos de produção mais sustentáveis, e a adaptação às novas exigências legais. Além disso, a rastreabilidade e a transparência são cada vez mais valorizadas, não apenas para garantir a qualidade e segurança alimentar, mas também para atender a uma crescente demanda por práticas éticas e sustentáveis.

Neste workshop, vamos explorar a evolução do mercado, as principais tendências de consumo e as perspectivas futuras. Discutiremos a produção de ovos e ovoprodutos, incluindo as legislações e normas sanitárias que regem o setor, assim como os riscos e desafios enfrentados pelos produtores. Por fim, abordaremos a questão da sustentabilidade, desde o cuidado com as galinhas até o impacto ambiental da cadeia produtiva, refletindo sobre a importância de uma produção mais responsável e alinhada com os princípios de economia circular.

Este evento foi desenhado para profissionais do setor, acadêmicos e todos os interessados em entender como o mercado de ovos na UE está evoluindo e como podem se posicionar para aproveitar as oportunidades que surgem nesse contexto desafiador, mas ao mesmo tempo promissor.

Aproveitem ao máximo essa experiência e as discussões que se seguirão!

Sobre o Workshop

  • Dia 22 de março de 2025

  • Horário: 09h00 às 12h00 BR - 12h00 às 15h00 PT - 13h00 à 16h00 FR/ES/IT

  • As apresentações serão ao vivo e em Português

  • Duração: 180 min

  • O vídeo ficará disponível por 06 meses após a compra.

Valores

Workshop: "Os Desafios do Setor de Ovos e Ovoprodutos na União Europeia" - 180 minutos
Mercado de ovos e ovorprodutos na França - Verakis & RS Consultoria.pdf

Programa

Curadoria Verakis (Juliana T. Grazini)

Neste workshop online serão abordados os seguintes tópicos:

  • Setor de ovos e ovoprodutos na UE : evolução do mercado, consumo, tendências, desafios.

  • Produção de ovos e ovoprodutos na UE: legislação, normas sanitárias, riscos e desafios. (Pedro Nabais)

  • Sustentabilidade no setor de ovos ovoprodutos na UE : das galinhas ao prato. (Pedro T. Silva)

Mediadora

Raquel Ribeiro Dias Santos

Médica Veterinária

Médica Veterinária, Especialista em Pecuária de Leite, Mestre em Ciência pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente das disciplinas de Inspeção e Tecnologia de Ovos, Mel, Leite e Carnes e Derivados desde 2009. Atua como Consultora em Indústria de Alimentos desde 2006, em especial na indústria de  ovos e ovoprodutos.  Certificada como Auditora Interna HACCP/ APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle - SGS Academy.

Orador

Bruno Barreira

Diretor Comercial

Diretor Comercial Espanha - Derovo

Orador

Pedro Nabais

Médico Veterinário - Chefe de Divisão ASAE

Formado em Medicina Veterinária, pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, em 2008. Integrou os quadros da ASAE em 2010, na carreira de técnico superior no então Gabinete Técnico - Pericial da ASAE, passando a desempenhar as funções de perito na área alimentar desde essa altura. Em outubro de 2013 passou a integrar a Divisão de Riscos Alimentares da ASAE, onde exerce actualmente as funções de Chefe de Divisão, desde Maio de 2017.

Orador

Pedro Tomás Silva

Responsável pela Gestão da Qualidade Alimentar do Exército Português

Médico veterinário, formado pela Universidade Técnica de Lisboa – Faculdade de Medicina Veterinária; Formada em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar pela Universidade Lusófona de Lisboa; Mestrado em Segurança Alimentar pela Universidade Técnica de Lisboa; Especialista em Marketing, pela Católica Executive Education de Lisboa; Responsável pela Gestão da Qualidade Alimentar do Exército Português. Notável experiência em “Food Sécurity”, “Food Défense” et “Food Safety”.